terça-feira, janeiro 29, 2008

Rede semântica - já chegamos lá?

Na Scientific American Brasil de janeiro há um artigo interessante, chamado "A Rede Semântica em Ação". Já ouvi falar muito nisso, mas sempre achei um pouco longínquo (em especial com as propostas específicas de uma nova linguagem icônica do Pierre Levy). Segundo o artigo, já há aplicativos e projetos bastante avançados trabalhando em cima da padronização de antologias de determinadas áreas, o que permite interligar bancos de dados antes incompatíveis e fazer pesquisas mais amplas e entrecruzadas.
Ao que parece, a área da saúde é uma das que tem encontrado mais sucesso em suas aplicações, ao lado do setor corporativo.
Um novo código, chamado RDF (Esquema de descrição de recursos, em português), serve a esses propósitos, e poderá ter um papel ão importante quanto o html ou o xml já tiveram para a estruturação do mundo digital até hoje.
Por trás disso estão as idéias de um veterano da web - Tim Berners-Lee - que nunca se conformou com o fato do hipertexto ter se transformado, segundo ele, numa ferramenta de linkagem plana e bastante quadradinha.
Algo que pode ser interessante verificar é uma ferramenta já desenvolvida pela Oracle, construída com esse viés, que analisa blogs, podcasts e grupos de discussão.A partir daí, busca comentários relacionados a conteúdos específicos, produz nuvens de tags, gráficos de colunas que indicam discussões populares (Bem, cheguei a entrar na página, mas não consegui ir muito adiante...:<).
O artigo é grande e bem detalhado, vale à pena dar uma olhada na revista.
Na rede, veja maiores detalhes aqui.

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com/html>