Debate sobre modalidades de EAD
Boas referências conceituais que andei lendo nos últimos tempos:
"Ensino Superior à Distância: Soluções e Flexibilização"
Neste artigo, o professor José Armando Valente faz uma sincera reflexão sobre as questões pedagógicas inerentes à cursos em EAD, e distintas modalidades de interação possíveis dependendo do tipo de produto que se estrutura (no estilo "broadcasting", "transposição da escola tradicional" ou "estar junto virtual"). Além da fala de Valente, há três comentaristas bem afiados, a Profa. Margarete Axt (UFRGS), o Prof.Marcus Vinicius Maltempi (UNESP) e o Prof. José Manuel Moran (USP).
Gostei especialmente das colocações da professora Margarete, que critica uma concepção fechada da informação, e o quanto o debate pedagógico (em EAD ou não) fica muito mais nos processos de comunicação deste "pacote" do que no debate sobre a complexidade dos conceitos envolvidos. Vale à pena lê-la.
Aliás, esta revista Interface, da Unicamp, é um achado, há muita coisa boa por lá.
"Ensino Superior à Distância: Soluções e Flexibilização"
Neste artigo, o professor José Armando Valente faz uma sincera reflexão sobre as questões pedagógicas inerentes à cursos em EAD, e distintas modalidades de interação possíveis dependendo do tipo de produto que se estrutura (no estilo "broadcasting", "transposição da escola tradicional" ou "estar junto virtual"). Além da fala de Valente, há três comentaristas bem afiados, a Profa. Margarete Axt (UFRGS), o Prof.Marcus Vinicius Maltempi (UNESP) e o Prof. José Manuel Moran (USP).
Gostei especialmente das colocações da professora Margarete, que critica uma concepção fechada da informação, e o quanto o debate pedagógico (em EAD ou não) fica muito mais nos processos de comunicação deste "pacote" do que no debate sobre a complexidade dos conceitos envolvidos. Vale à pena lê-la.
Aliás, esta revista Interface, da Unicamp, é um achado, há muita coisa boa por lá.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home