segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Porque a demora de responder aos fóruns?

É curioso ler coisas do século passado sobre o uso de fóruns de dicussão,BBS, e mails, enfim, primeiras ferramentas do mundo digital. Dá aquela sensação de temas ultrapassados, como se alguém estivesse falando sobre TV antes do controle remoto ou da TV à cabo.


Mais que só por curiosidade histórica, há idéias importantes neste texto de Russel Hunt de 1998, "Electronic Discussions in Learning and Teaching:
Why They Don't Work, and How They Might",
que investiga os motivos de fóruns eletrônicos em atividades educacionais não terem vida longa.


Ele diz (tradução minha):

“Há muitas razões para esperar que as ‘discussões por escrito mediadas por computador’ levem a oportunidades de aprendizagem ainda não vistas, combinando a flexibilidade e o engajamento interativo da conversa oral, e a força da linguagem escrita, para promover reflexão e permitir que idéias complexas sejam reunidas, revistas, desdobradas e refinadas”.


Por que, então, isso demora a acontecer?.


Segundo Hunt, a dificuldade de acompanhamento de todos os posts, e de poder reagir de forma contextualizada (isto é, tendo claro qual era o conjunto da conversa), inibe as pessoas a responderem com mais agilidade aos fóruns.
Isso faz sentido quando estamos falando em adultos em aproximação com a web, pois fomos formados a responder por escrito após um tempo maior de reflexão, e incorporação de todos os elementos que estão presentes nas enunciações anteriores na nossa resposta. A lentidão, portanto, está relacionada à estranheza que temos em materializar a nossa postura "ativamente responsiva" - como diz o Bakhtin - com a fluidez que fazemos em situações presenciais, em que prevalece a oralidade.


Pistas para entendermos como se dá o domínio e a apropriação das ferramentas culturais....

Get Free Shots from Snap.com/html>