quarta-feira, agosto 26, 2009

Reconhecimento é ingrediente fundamental

Assisti ontem a entrega do Prêmio Educador Inovador 2009, promovido pela Microsoft.
Nesse ano, a vencedora foi a professora Teresinha Bernardete Motter, de Caxias do Sul. Seu trabalho já havia se destacado no ano passado, quando levou o Prêmio Tecnologias da Educação, organizado pelo MEC.

Fico muito feliz com a multiplicação de projetos que reforçam a qualidade colaborativa da Rede e buscam estimular usos de qualidade das tecnologias digitais na educação escolar. Acredito que os concursos contribuem para o fortalecimento da imagem do professor, que é frequentemente esteriotipada de forma negativa.
Os dozes projetos finalistas me pareceram instigantes, pretendo comentar alguns deles mais adiante.
Os vencedores em outras categorias foram: um projeto interdisicplinar sobre energia, de professores de Salvador, um projeto sobre compostagem e reciclagem de lixo, do Tocantins, um projeto de produção de objetos de aprendizagem por alunos do Ensino Médio, de Petrópolis e outro de robótica, de uma cidade do interior de São Paulo.
A busca de formatos que evidenciem o reconhecimento do trabalho é fundamental para o estímulo à atuação de qualquer profissional. No campo da educação, repleto de variáveis das mais desgastantes, é um ingrediente indispensável.

7 Comments:

Anonymous Renata Aquino said...

Olá Lilian! Sim, foi muito importante ver projetos de tão alta qualidade participando do prêmio e o quanto os educadores pareceram amadurecidos em suas idéias sobre o uso da tecnologia na educação. Dá até mais força para quem continua batalhando na área. []s

8:59 da manhã  
Blogger Andrea Toledo said...

Ei, Lílian! queria ter tido tempo para conversar mais com você no evento. Vamos continuar nosso contato pela net.
Muito linda a nossa Bernadette, não?
Beijo grande.
Andrea

11:19 da manhã  
Anonymous Sérgio Lima said...

Opa Lilian,

Legal ter fotinha da Bernadete :-)
O mais importante é que o trabalho dela está impactando novos professores em formação e isto é mais importante que qualquer prêmio, não que prêmios sejam ruins :-)

abs

11:51 da manhã  
Blogger Lilian said...

Oi pessoal, é bom mesmo conhecer esse tanto de gente se arriscando e promovendo interdisciplinariedade, colaboração e bons usos das TICs.
Andréa, acho que você está na foto também, atrás da Berna, não é? Vou fazer um post depois falando de outros projetos que vi, achei o trabalho de vocês maravilhoso! Vocês também estão de parabéns, e espero que os promotores do concurso saibam dar continuidade, oportunidades e premiar vocês de outras formas também!
Sérgio, estou de acordo, é muito importante a mensagem de que é importante multiplicar - e a Berna faz isso com qualidade... Mas fiquei muito feliz em ver outras costuras que dão bastante espaço para os alunos e para outras pessoas fora do circuito escolar (aliás como faz lindamento o projeto da Andrea...)
abços e vamos manter a nossa conversa sim!

12:15 da tarde  
Blogger Marli said...

Lilian !

Legal mesmo o reconhecimento. Só foi uma pena a Andrea não levar também, porque ela é muito batalhadora e faz um trabalho incrível. Abração!

12:32 da tarde  
Blogger Teresinha Bernardete Motter said...

Lilian, obrigada pelo post pelos elogios, estar aqui entre pessoas amigas não importando se a amizade foi construída no real ou presencial é muito bom. A Andréia, essa menina linda, que faz um trabalho fantástico que tive a oportunidade de conhecer agora. Assim como o trabalho da Marli do teu, da Renata do Sérgio.
Essa foto é muito significativa para mim, nela estão pessoas que jamais esquecerei.
Lilian, aquela foto que tiramos tu e eu não está na tua máquina?
bjs
Berna

2:17 da tarde  
Anonymous Renata Aquino said...

Olá pessoal, acabei de publicar a foto com o pessoal do Blogs Educativos lá no Pesquisa Educação. Lilian, muito obrigada pela força lá!

10:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>