qual é a temporalidade um post num fórum?
Outras colocações interessantes de Hunt, agora no artigo "Affordances and Constraints
of Electronic Discussions".
Ele conta um experimento (James Britton) em que algumas pessoas escreviam um texto relativamente longo à mão, mas com uma caneta de tinta invisível, com um carbono e outro papel por baixo. Os mais incomodados foram os experientes em produzir textos complexos, pois a impossibilidade de retornar visualmente às suas frases anteriores dificultava muito a produção de um texto coerente. Já estudantes tiveram menos problemas para participar da atividade.
A frustação ao ser "isolado" deste passado imediato, diz Hunt, é precisamente a mesma que inibe o participante do fórum. A escrita passa a ser estruturada como uma "associação de termo curto", ao invés de poder embasar-se num "propósito de termo longo". Planejar, segundo o autor, é um processo recursivo, isto é, demanda idas e vindas a idéias já esboçadas, seja para ver se mantém-se a coerência com a reflexão inicial, seja para inspirar-se nas idéias anteriores para a continuidade dos textos ou fechamento das propostas.
O fórum, como uma ferramenta que privilegia a sequência do debate, não facilita o acesso ao histórico da enunciação, o que limita processos de consulta para embasamento do que virá. Não que esta busca aos debates anteriores não seja possível, mas todo mundo sabe que este não é um hábito frequente entre internautas iniciantes.
Isso tudo vai mudando de acordo com as possibilidades das ferramentas. O gmail, por exemplo, traz as mensagens sobre o mesmo tema em cascata, e tem um buscador interno que facilita a pesquisa em mensagens antigas. Só que isso não resolve a lacuna que fica quando entramos num debate que já estava em andamento.
Ou seja, é preciso ter consciência de que a participação em fóruns é formativa, mas depende da adoção de uma postura mais ágil e menos perfeccionista no ato da interação.
Preciso esmiuçar esta história melhor!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home