segunda-feira, fevereiro 06, 2006

qual é a temporalidade um post num fórum?

Outras colocações interessantes de Hunt, agora no artigo "Affordances and Constraints
of Electronic Discussions"
.


Ele conta um experimento (James Britton) em que algumas pessoas escreviam um texto relativamente longo à mão, mas com uma caneta de tinta invisível, com um carbono e outro papel por baixo. Os mais incomodados foram os experientes em produzir textos complexos, pois a impossibilidade de retornar visualmente às suas frases anteriores dificultava muito a produção de um texto coerente. Já estudantes tiveram menos problemas para participar da atividade.


A frustação ao ser "isolado" deste passado imediato, diz Hunt, é precisamente a mesma que inibe o participante do fórum. A escrita passa a ser estruturada como uma "associação de termo curto", ao invés de poder embasar-se num "propósito de termo longo". Planejar, segundo o autor, é um processo recursivo, isto é, demanda idas e vindas a idéias já esboçadas, seja para ver se mantém-se a coerência com a reflexão inicial, seja para inspirar-se nas idéias anteriores para a continuidade dos textos ou fechamento das propostas.


O fórum, como uma ferramenta que privilegia a sequência do debate, não facilita o acesso ao histórico da enunciação, o que limita processos de consulta para embasamento do que virá. Não que esta busca aos debates anteriores não seja possível, mas todo mundo sabe que este não é um hábito frequente entre internautas iniciantes.


Isso tudo vai mudando de acordo com as possibilidades das ferramentas. O gmail, por exemplo, traz as mensagens sobre o mesmo tema em cascata, e tem um buscador interno que facilita a pesquisa em mensagens antigas. Só que isso não resolve a lacuna que fica quando entramos num debate que já estava em andamento.


Ou seja, é preciso ter consciência de que a participação em fóruns é formativa, mas depende da adoção de uma postura mais ágil e menos perfeccionista no ato da interação.


Preciso esmiuçar esta história melhor!

Get Free Shots from Snap.com/html>