sexta-feira, setembro 19, 2008

WebCurrículo na PUC - decisões sobre a participação

Segunda-feira próxima começa na PUC-SP um seminário chamado Web Currículo ( e continua na 3a f, ao longo do dia).
Eu apresentarei na 2af às 14h, junto com meus colegas Eduardo Mancebo e Solange Wagner Locatelli , um trabalho a que demos o nome "O uso de ferramentas da Web no Ensino Médio da Escola Vera Cruz". Falaremos, em linha geral, como tem sido a orientação para a inserção de tecnologia no cotidiano da sala de aula, e relataremos quatro exemplos concretos de uso das TIC acompanhando os conteúdos curriculares dessas séries.
A decisão de participar desse seminário com um texto coletivo e falando do trabalho que venho desenvolvendo com os alunos (e que vejo meus colegas desenvolverem) foi curiosa, pois eu poderia também me inscrever com um texto sobre a tese, recém terminada. Mas entendi que o desafio do seminário era ampliar o repertório das aplicações práticas e pensar sobre elas, e resolvi investir em mobilizar a equipe para olharmos para nossa prática.
Já colhi resultados dessa decisão mesmo antes do trabalho ser aceito: o texto foi bem recebido na escola, e acho que deflagramos um processo que terá desdobramentos, o convite a olhar para uma prática que encontra pouco tempo para formalizar-se, mas que pode render coisas importantes para o coletivo se observarmos mais e trocarmos mais.
Por outro lado, vi entre os trabalhos selecionados muitas abordagens teóricas, em especial sobre formação docente, e estou curiosa para conhecer essas pessoas e suas idéias, descobrir se dialogam com a minha produção teórica, enfim, fazer novas conexões.
O programa do Seminário está aqui no site e das mesas pode ser encontrado aqui.

2 Comments:

Blogger Suzana Gutierrez said...

Oi guria

Tenho especial interesse em todos estes temas. Teria como ler o texto de vocês?

Espero que tu possas blogar um pouco sobre o webcurriculo. Infelizmente, eu estou sem chance de participar de nada, por hora :(

abraços!

8:24 da manhã  
Blogger Lilian said...

Oi Sú,
claro que sim, mando pra você.
Vamos inscrevê-lo também no Congresso de TICs da lista dos Blogs Educativos també, como forma de dar acesso a mais pessoas.
Vou tentar blogar lá do seminário, e depois te conto em que formato publicaram os trabalhos (podiam deixar acessível na Rede, né? se for em CD...)

11:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>