segunda-feira, abril 13, 2009

A diferenças das postagens em cada espaço da Rede

Na conversa com o George Siemens no The Hub, no último dia 03, apareceu novamente a observação sobre a natureza distinta das postagens, dependendo da ferramenta de publicação.
Siemens contava que, via Twitter, mais elementos de seu cotidiano circulam na Rede, como o episódio de suas compras em Sao Paulo, já que suas malas não chegaram e ele estava apenas com a roupa do corpo.
Lembrei de conversa recente com a Su Gutierrez na lista Edublogosfera. As discussões mais profundas tem rolado com mais facilidade no fórum do que em nossos blogs. Segundo a Sú, tem a ver com a preocupação maior que temos com a forma como nos expressamos nas postagens, a busca de clareza, coerência, correção do texto, qualidade da informação ou da reflexão que estamos expondo.
Essas demandas ocorrem também quando postamos em fóruns, mas com certeza há menos correções na hora de enviar. Ninguém se liga tanto se errou na digitação, se a frase saiu truncada, se a mensagem ficou telegráfica. Aliás, como muitas vezes nossa mensagem é resposta de outra com o mesmo tema, ou retomada de um assunto que sabemos que pertence ao repertório recente do conjunto de leitores, podemos escrever sem precisar contextualizar.
Volto às considerações sobre o quanto as capacidades, limitações e formas de circulação possibilitadas por cada ferramenta influenciam na nossa forma de expressar. O flash do momento, que é a cara do Twitter, presta-se perfeitamente para extravazar situações que não se prestariam a uma postagem. Como comunicação rápida para muitos, aliás, ocupa um espaço interessante.
Há uma questão direta de definição da audiência nesse paralelo entre escrever no fórum ou escrever no blog. Ainda que os fóruns tenham muitos participantes, criamos nossa idéia de comunidade leitora partir da dinâmica das conversas ao longo do tempo. No espaço do blog, essa noção é muito mais difusa, e talvez nos obrigue a "por roupa de domingo" na hora de postar.
E vamos dar sequência a essa conversa, afinal ter clareza da natureza desses espaços e dessas ações deve nos auxiliar a usá-las melhor.
-.-.-.-.-.-.-

Aliás, vejo que a Sú, nesse post, traz uma boa provocação para o adensamento da conversa nos comentários do blog, ao invés da lista. Certo, Sú, vamos verificar se isso contribui para a ampliação da conversa.

Etiquetas: , , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ótimas observações, Lilian; admiro e divulgo o trabalho feito por colegas que se expõem educativamente na internet. A divulgação da sua página é merecida; um abraço.

Doralice Araújo, professora de Redação, em Curitiba

4:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ótimas observações, Lilian; admiro e divulgo o trabalho feito por colegas que se expõem educativamente na internet. A divulgação da sua página é merecida; um abraço.

Doralice Araújo, professora de Redação, em Curitiba
www.gazetadopovo.com.br/blog/namira

4:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>