domingo, janeiro 29, 2023

Meninas, um olhar precioso!

Meninas, da russa Liudmila Ulistakaia, que preciosidade!

Escrito nos anos 90, foi definido pela autora como um "romance fractal", ou seja, parece um conjunto de contos, mas as personagens transitam entre eles,  que dá ao leitor um sentimento de conjunto. Vamos construindo intimidade com aquelas meninas entre 9 e 12 anos, habitantes de uma Moscou dos anos 50, ainda sob a condução de Stalin.

 No pano de fundo, pairam os valores da sociedade socialista, os desencontros herdados das guerras, o antissemitismo, as hierarquias e privilégios inesperados e naturalizados numa nova era que se pretendia construir.

Compõem o cenário a escola, os apartamentos, edifícios ou quartinhos onde moram essas meninas de origens variadas, numa diversidade associada às origens nacionais, ao acesso à bens e status político de cada família, a suas compleições físicas, ao entorno familiar e sua cultura. No convívio entre as meninas, uma observação arguta da construção dos lugares de poder, das fantasias e temores, da sabedoria diversa que oferece potência a personagens que facilmente poderiam estar numa condição mais vitimizada ou silenciada. 

As situações em que se metem as meninas trazem figuras inesperadas, violências conhecidas, um cotidiano do brincar que escancara a força dos jogos simbólicos, um universo de adultos que vive à margem do entendimento e da ação das crianças, como coadjuvantes de vivências por elas protagonizadas. 

Esse é o primeiro livro de Ulistkaia publicado em português, entre vários outros já premiados. Tomara que sejam traduzidos em breve!






Get Free Shots from Snap.com/html>