segunda-feira, junho 04, 2012

Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas é o nome dessa publicação, lançada na semana passada. Coerente com o conceito de Recursos Educacionais Abertos - ou REA, como comodamente chamamos - a primeira frase, já na página 2, é REMIXE ESSE LIVRO. Ele está disponível na internet (aqui), e oferecido tanto em formato PDF, só para leitura, quanto em ODT (o formato aberto para editor de texto), facilitando o caminho para citações, resenhas ou qualquer outro tipo de utilização dos textos. O livro usa uma licença Creative Commons, que esclarece bem essas permissões para novos usos: é a Atribuição 2.5 Brasil (CC BY 2.5) - cujos detalhes você pode ver aqui. Em termos gerais, a licença diz: Você tem a liberdade de: Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra. Remixar — criar obras derivadas. fazer uso comercial da obra Sob as seguintes condições: Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra). A ideia da publicação, financiada com a verba de um edital proposto pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), é ampliar a reflexão sobre as contribuições que a internet pode agregar à sociedade brasileira, e as frentes de atuação necessárias para que esse potencial se torne realidade. Nesse sentido, o livro possui tanto textos teóricos quanto relatos de experiências brasileiras, permitindo um olhar mais conceitual e outro mais prático. Também preocupou-se em cobrir as diversas esferas da educação em que o uso de REA faz sentido: a educação básica, o ensino superior, a educação informal. Integram ainda a obra capítulos com discussões sobre as políticas públicas para a adoção de REA, bem como o debate sobre os formatos que podem garantir sua condição de recursos "abertos". No final de junho os artigos estarão disponíveis também em inglês.
Há textos de vários membros da comunidade REA, gente bastante envolvida com os temas relativos a educação, política e internet  no Brasil. Há também as entrevistas com formuladores de políticas públicas relativas a essa área, como os deputados Paulo Teixeira e Simão Pedro, e Alexandre Schnaider, secretário da educação do município de São Paulo até um par de meses atrás.
Sou autora de um dos artigos, chamado REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos proces­sos de ensino-aprendizagem, cujo link está aqui. Divulguem, leiam, comentem e remixem!

5 Comments:

Blogger Leca Pedro said...

Prezados,

Gostariamos de solicitar que seja divulgado em seu blog informações sobre a 4ª Olímpiada Nacional em História do Brasil, um projeto voltado aos professores e alunos de todo o Brasil.

4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp recebe a partir do dia 01/06/2012, as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e demais séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.
O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site do Museu Exploratório de Ciências de 01 de junho até 10 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).
Em 2012, O Museu Exploratório de Ciências custeará, para participarem da final, as passagens de avião das 27 equipes mais bem colocadas em cada estado da Federação (escolas públicas ou particulares) e mais 10 equipes de escolas públicas com a maior pontuação, sendo uma por região do país, e cinco escolas públicas com mais alta pontuação em todo o Brasil, independente de sua região. Após a final da Olimpíada, os professores responsáveis por essas equipes são convidados a permanecer na Unicamp para realizar capacitação de uma semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu.
A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (60), prata (100) e bronze (140) e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.
A 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências – Unicamp. O evento é patrocinado pelo CNPq e tem o apoio da Rede Globo de Televisão e da Revista de História da Biblioteca Nacional. A última edição, realizada em 2011, inscreveu mais de 65 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp, nos dias 15 e 16 de outubro.
A ONHB é organizada pela equipe do Museu Exploratório de Ciências e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós graduandos de História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.

Calendário da 4ª ONHB
Inscrições e pagamento dos boletos: de 01/06/2012 a 10/08/2012.
Primeira fase: inicia no dia 20/08/2012 e finaliza no dia 25/08/2012.
Segunda fase: inicia no dia 27/08/2012 e finaliza no dia 01/09/2012.
Terceira fase: inicia no dia 03/09/2012 e finaliza no dia 08/09/2012.
Quarta fase: inicia no dia 10/09/2012 e finaliza no dia 15/09/2012.
Quinta fase: inicia no dia 17/09/2012 e finaliza no dia 22/09/2012.
Grande Final Presencial: Prova: 20/10/2012
Cerimônia de Premiação: 21/10/2012


Atenciosamente
Alessandra Pedro
Coordenadora Associada Olimpíada Nacional em História do Brasil
Museu Exploratório de Ciências
Caixa Postal 6025
UNIVERSIDADE ESTADUAL D E CAMPINAS (UNICAMP)
Cidade Universitária Zeferino Vaz
13083-970 - Campinas – SP
Brasil

10:07 da tarde  
Anonymous Anna said...

Bom dia,

como posso entrar em contato com você? Tenho uma sugestão de colaboração em que você de certeza estará interessada pois é da área da educação. Posso pedir o seu endereço de e-mail? anna.skwarek@brainly.com.br

8:59 da manhã  
Blogger Olimpiada Nacional em História do Brasil said...

Prezados,
Até 9 de agosto, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, poderão se inscrever na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa da Universidade Estadual de campinas (UNICAMP). Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador. Acesse: www.olimpiadadehistoria.om.br

5:29 da tarde  
Anonymous Nina Boutique said...

Muito bom saber destes eventos... parabéns pela iniciativa.

2:54 da tarde  
Blogger Assessoria de Imprensa ONHB said...

Atenção alunos e professores de História:

Começaram as inscrições para a 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil!

Alunos do Oitavo ano do Fundamental até o Terceiro ano do Ensino Médio já podem se inscrever para mais uma edição da nossa Olimpíada!

Equipes de 4 integrantes, sendo compostas pelo professor de história da escola e 3 alunos, encaram desafios semanais nas 4 fases online e se preparam intensamente para a Grande Final presencial, em Campinas/SP.
As inscrições podem ser feitas a partir deste link, onde também consta o Regulamento Oficial:

http://www.olimpiadadehistoria.com.br/6-olimpiada/regulamento/index


Sobre a ONHB:

Nossa Olimpíada é realizada desde 2009 pela UNICAMP, com o apoio do CNPQ/MEC/MCT. Milhares de estudantes e professores de todos os estados brasileiros se reúnem para responder questões que proporcionam uma reflexão sobre a construção da nossa sociedade. A construção do método histórico, sua aplicação e desenvolvimento compõem cerne do desafios semanais, estimulando nossos participantes a experimentar esse processo de investigação.
Lembrem-se: as inscrições vão até 20 de abril!

7:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Get Free Shots from Snap.com/html>