segunda-feira, junho 04, 2012

Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas é o nome dessa publicação, lançada na semana passada. Coerente com o conceito de Recursos Educacionais Abertos - ou REA, como comodamente chamamos - a primeira frase, já na página 2, é REMIXE ESSE LIVRO. Ele está disponível na internet (aqui), e oferecido tanto em formato PDF, só para leitura, quanto em ODT (o formato aberto para editor de texto), facilitando o caminho para citações, resenhas ou qualquer outro tipo de utilização dos textos. O livro usa uma licença Creative Commons, que esclarece bem essas permissões para novos usos: é a Atribuição 2.5 Brasil (CC BY 2.5) - cujos detalhes você pode ver aqui. Em termos gerais, a licença diz: Você tem a liberdade de: Compartilhar — copiar, distribuir e transmitir a obra. Remixar — criar obras derivadas. fazer uso comercial da obra Sob as seguintes condições: Atribuição — Você deve creditar a obra da forma especificada pelo autor ou licenciante (mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra). A ideia da publicação, financiada com a verba de um edital proposto pelo Comitê Gestor da Internet (CGI), é ampliar a reflexão sobre as contribuições que a internet pode agregar à sociedade brasileira, e as frentes de atuação necessárias para que esse potencial se torne realidade. Nesse sentido, o livro possui tanto textos teóricos quanto relatos de experiências brasileiras, permitindo um olhar mais conceitual e outro mais prático. Também preocupou-se em cobrir as diversas esferas da educação em que o uso de REA faz sentido: a educação básica, o ensino superior, a educação informal. Integram ainda a obra capítulos com discussões sobre as políticas públicas para a adoção de REA, bem como o debate sobre os formatos que podem garantir sua condição de recursos "abertos". No final de junho os artigos estarão disponíveis também em inglês.
Há textos de vários membros da comunidade REA, gente bastante envolvida com os temas relativos a educação, política e internet  no Brasil. Há também as entrevistas com formuladores de políticas públicas relativas a essa área, como os deputados Paulo Teixeira e Simão Pedro, e Alexandre Schnaider, secretário da educação do município de São Paulo até um par de meses atrás.
Sou autora de um dos artigos, chamado REA na educação básica: a colaboração como estratégia de enriquecimento dos proces­sos de ensino-aprendizagem, cujo link está aqui. Divulguem, leiam, comentem e remixem!
Get Free Shots from Snap.com/html>