terça-feira, fevereiro 19, 2008

Google patético

Me divirto quando constato que no fundo a tecnologia, como não tem discernimento, mostra como no fundo é burra. Eu já havia até postado sobre isso em 2006, vejam aqui.
Quem usa o gmail sabe que acima das mensagens sempre aparece a indicação de um link, certamente relacionado a palavras chaves das correspondências que vc recebe.
Pois bem: por duas vezes, nessa semana, o link me mandou para artigos da Geek sobre o Campus Party.
Entendo, mandei e recebi muitas mensagens sobre o Campus Party nas últimas semanas.
Mas faz algum sentido eles me indicarem notícias velhas sobre um evento que já acabou?

Etiquetas: , ,

sábado, fevereiro 09, 2008

Seduções da criança como narrador no cinema

Grande post da Luana, "Filmes com crianças: a culpa é dos adultos", sobre a utlização do olhar infantil como estratégia narrativa no cinema.
Às vezes se perde um pouco a dimensão do que está em discussão numa narrativa quando ela nos encanta pela sedução de sua forma, e evidentemente o apelo à criança é campeão em seduzir.
Ótima reflexão sobre as mensagens implícitas de esvaziamento da política e desesperança na história.
Imperdível para professores que gostam de trabalhar com cinema, pois coloca em debate esse exercício necessário de problematizar a narrativa.

O homem além da memória

Lendo o neurologista Oliver Sacks, encontro em seu texto "O Marinheiro Perdido":

"Que tipo de vida, se tanto, que tipo de mundo, que tipo de eu podem ser preservados em um homem que perdeu a maior parte de sua memória e, com ela, seu passado e seu ancoradouro no tempo?"
E assim começa a descrição do caso de seu paciente Jimmie, que tinha suas referências de vida congeladas num passado de três décadas atrás, e era incapaz de construir novas referências, de lembrar-se de algo que se passou minutos antes. Ele segue narrando, após uma sessão com Jimmie:
"Eu, de minha parte, estava dilacerado pela emoção - era confrangedor,era absurdo, era imensamento desconcertante pensar naquela vida no limbo, dissolvendo-se.
'Ele está, por assim dizer, isolado em um único momento da existência, com um fosso ou lacuna de esquecimento em toda a sua volta. [...] É um homem sem passado (ou futuro), preso em um momento que não tem sentido e muda constantemente'.(...)
Ele continua sobre suas reflexões de como auxiliá-lo:
'É só conectar' - mas como poderia estabelecer uma conexão, e como nós poderíamos ajudar nisso? Hume escreveu: "posso arriscar-me a afirmar que não passamos de um feixe ou coleção de diferentes sensações que sucedem perpetuamente umas às outras com uma rapidez inconcebível e se encontram em perpétuo fluxo e movimento". Em certo sentido,Jimmie fora reduzido a um ser hummeano (...) uma horrível redução de um homem a meros fluxo e mudança desconexos, incoerentes'.
Sacks escreve então a Luria, em busca de alguma inspiração sobre como tratá-lo. Recebe essa resposta:
"Faça o que sua perspicácia e seu coração sugerirem. Há pouca ou nenhuma esperança de recuperar sua memória. Mas um homem não consiste apenas em memória. Ele tem sentimento, vontade, sensibilidades, existência moral - aspectos sobre os quais a neuropsicologia não pode pronunciar-se. E e ali, além da esfera de uma psicologia impessoal, que você poderá encontrar modos de atingi-lo e mudá-lo. (...) Em termos neuropsicológicos, há pouco ou nada que você possa fazer;mas no que respeita o indivíduo, talvez você possa fazer muito".

O texto está em "O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, cap.2.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Formulários para pesquisas online - agora também no Google

Olha só, mais uma ferramenta da família Google.
O Google Form agora permite você criar um formulário com perguntas de múltipla escolha e espaço para redigir de um jeito muito fácil.
Os resultados podem ser obtidos em uma planilha.
A Sú postou um tutorial.

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Laptop educacional: pregão cancelado

E seguindo as notícias sobre o laptop educacional:
"Após mais de um mês de negociações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu cancelar o pregão para a compra de 150 mil laptops para distribuição em escolas públicas. Motivo: não conseguiu reduzir o menor preço apresentado.
Segundo apurou a Folha, Lula decidiu abrir uma nova concorrência com mudanças
".
A notícia completa está na Folha de S. Paulo do último sábado.
Motivos alegados: preço maior do que os esperado...
Justificativas da Positivo: inúmeros pontos de entrega, garantia muito longa, forma de pagamento muito estendida...
Ainda vai demorar...

Etiquetas: ,

Cookies: meu bem, meu mal

Cheguei ontem a esse video sobre Cookies, premiado por um concurso da campanha Stop Badware (Reavendo controle sobre a sua máquina), como um material esclarecedor sobre esses polêmicos "biscoitinhos" que se infiltram na sua máquina e permitem que os sites que vc visita apareçam com informação "customizada" para os seus interesses.
Boa abordagem, sobre as delícias e as dores de receber permitir que o mundo saiba tanto sobre sua intimidade...
Não vi ainda com legendas, e nesse momento, sem condições de traduzir...

Etiquetas: , ,

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Hipertexto e construção de sentido

A Ingedore Koch é uma grande referência na linguística textual, professora da Unicamp, com uma extensa lista de livros publicados, artigos, etc.
Estava procurando um texto específico dela na rede e caí em outro, que acho que vale à pena olhar, chamado Hipertexto e construção de sentido.
Faz parte da Alfa, revista de linguística da UNESP, de um volume que saiu em 2007.
Aliás, olhando os índices de 2006, vejo um "Os estrangeirismos da área de informática no Aurélio XXI". Bom encontrar essa referência.
Destaques surpresa: uma música completamente desnecessária na página da revista (deve ser um estagiário entusiasmado que faz a página) e uma janela de propaganda de celular, provavelmente disparada pelo provedor da hospedagem. Bizarro...

Etiquetas: , ,

Get Free Shots from Snap.com/html>