quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Marx em Vigotski

O trecho abaixo, escrito por Karl Marx, é citado Por L.S.Vigotski na introdução de seu artigo "La conciencia como problema de la psicologia del comportamiento", de 1925 (Obras Escojidas, Tomo I, 1991, pp.39).

"Una araña ejecuta operaciones que asemejan a las manipulaciones del tejedor,
y la construcción de los paneles de las abejas
podría avergonzar a más de un maestro de obras.
Pero hay algo en que el peor maestro de obras
aventaja, desde luego, a la mejor abeja,
y es el hecho de que, antes de ejecutar la construcción,
la proyecta en su cerebro.
Al final del proceso de trabajo, brota un resultado,
que antes de comenzar el proceso
existia ya en la mente del obrero; es decir, un resultado que teniia ya exustencia ideal.
El obrero no se limita a hacer cambiar de forma la materia que le brinda la naturaleza,
sino que, al mismo tiempo, realiza en ella su fin,
fin que él sabe que rige como una ley
las modalidades de su actuácion
y al que tiene necesariamente que supedtar su voluntad".

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

qual é a temporalidade um post num fórum?

Outras colocações interessantes de Hunt, agora no artigo "Affordances and Constraints
of Electronic Discussions"
.


Ele conta um experimento (James Britton) em que algumas pessoas escreviam um texto relativamente longo à mão, mas com uma caneta de tinta invisível, com um carbono e outro papel por baixo. Os mais incomodados foram os experientes em produzir textos complexos, pois a impossibilidade de retornar visualmente às suas frases anteriores dificultava muito a produção de um texto coerente. Já estudantes tiveram menos problemas para participar da atividade.


A frustação ao ser "isolado" deste passado imediato, diz Hunt, é precisamente a mesma que inibe o participante do fórum. A escrita passa a ser estruturada como uma "associação de termo curto", ao invés de poder embasar-se num "propósito de termo longo". Planejar, segundo o autor, é um processo recursivo, isto é, demanda idas e vindas a idéias já esboçadas, seja para ver se mantém-se a coerência com a reflexão inicial, seja para inspirar-se nas idéias anteriores para a continuidade dos textos ou fechamento das propostas.


O fórum, como uma ferramenta que privilegia a sequência do debate, não facilita o acesso ao histórico da enunciação, o que limita processos de consulta para embasamento do que virá. Não que esta busca aos debates anteriores não seja possível, mas todo mundo sabe que este não é um hábito frequente entre internautas iniciantes.


Isso tudo vai mudando de acordo com as possibilidades das ferramentas. O gmail, por exemplo, traz as mensagens sobre o mesmo tema em cascata, e tem um buscador interno que facilita a pesquisa em mensagens antigas. Só que isso não resolve a lacuna que fica quando entramos num debate que já estava em andamento.


Ou seja, é preciso ter consciência de que a participação em fóruns é formativa, mas depende da adoção de uma postura mais ágil e menos perfeccionista no ato da interação.


Preciso esmiuçar esta história melhor!

Porque a demora de responder aos fóruns?

É curioso ler coisas do século passado sobre o uso de fóruns de dicussão,BBS, e mails, enfim, primeiras ferramentas do mundo digital. Dá aquela sensação de temas ultrapassados, como se alguém estivesse falando sobre TV antes do controle remoto ou da TV à cabo.


Mais que só por curiosidade histórica, há idéias importantes neste texto de Russel Hunt de 1998, "Electronic Discussions in Learning and Teaching:
Why They Don't Work, and How They Might",
que investiga os motivos de fóruns eletrônicos em atividades educacionais não terem vida longa.


Ele diz (tradução minha):

“Há muitas razões para esperar que as ‘discussões por escrito mediadas por computador’ levem a oportunidades de aprendizagem ainda não vistas, combinando a flexibilidade e o engajamento interativo da conversa oral, e a força da linguagem escrita, para promover reflexão e permitir que idéias complexas sejam reunidas, revistas, desdobradas e refinadas”.


Por que, então, isso demora a acontecer?.


Segundo Hunt, a dificuldade de acompanhamento de todos os posts, e de poder reagir de forma contextualizada (isto é, tendo claro qual era o conjunto da conversa), inibe as pessoas a responderem com mais agilidade aos fóruns.
Isso faz sentido quando estamos falando em adultos em aproximação com a web, pois fomos formados a responder por escrito após um tempo maior de reflexão, e incorporação de todos os elementos que estão presentes nas enunciações anteriores na nossa resposta. A lentidão, portanto, está relacionada à estranheza que temos em materializar a nossa postura "ativamente responsiva" - como diz o Bakhtin - com a fluidez que fazemos em situações presenciais, em que prevalece a oralidade.


Pistas para entendermos como se dá o domínio e a apropriação das ferramentas culturais....

Get Free Shots from Snap.com/html>