quinta-feira, maio 29, 2008

Pela pesquisa científica - é preciso sempre zelar

Leio com alívio que o Supremo Tribunal Federal rejeitou a ação que impediria pesquisas científicas com células-tronco embronárias, provenientes de fertilizações in vitro que seriam descartadas.
A idéia que se pudesse dar preferência a desfazer-se pura e simplesmente dessas células, ao invés de permitir estudos que podem chegar a trazer mudanças expressivas na vida de muitas pessoas, andou me afligindo nos últimos dias.
Todo esse debate serve para nos lembrar que a manutenção do Estado laico demanda vigilância permanente, essa não é uma conquista óbvia nem garantida.
É preciso marcar posição, sempre.

Etiquetas: ,

quinta-feira, maio 22, 2008

A verbalização do julgamento de valor

Todos os fenômenos que nos cercam estão do mesmo modo fundidos com julgamentos de valor. Se um julgamento de valor é de fato condicionado pela existência de uma dada comunidade, ele se torna uma matéria de crença dogmática, alguma coisa tida como certa e não submetida a discussão. Ao contrário, sempre que um julgamento básico de valor é verbalizado e justificado, nós podemos estar certos de que ele já se tornou duvidoso, separou-se de seu referente, deixou de organizar a vida e, conseqüentemente, perdeu sua conexão com as condições existenciais do grupo dado.
Mikhail Bakhtin
Discurso na vida e discurso na arte (sobre poética sociológica)

segunda-feira, maio 19, 2008

Como nascem?

Do Gabriel, 7 anos, circulando comigo de carro pela cidade:
- Mãe, como nascem os mendigos?

quinta-feira, maio 15, 2008

Concurso para professores: seleção ou manipulação?

Nem 700 candidatos conseguiram alcançar a nota 6 no concurso público para professores em Pernambuco?
É isso que conta o Jornal do Comércio:
"O Governo mantém a posição de fazer um outro concurso e quantos sejam necessários, com os mesmos critérios de pontuação do que está em questão. Um novo edital já está programado para ser lançado no mês de agosto." A afirmação é da Secretaria de Educação de Pernambuco em nota de esclarecimento divulgada à Imprensa nesta quinta à tarde, um dia após o Movimento Organizado de Professores de Pernambuco (Moprope)entregar um dossiê ao Ministério Público pedindo a anulação do concurso realizado pela secretaria. Na seleção, foram reprovados 25.859 candidatos, 94% do total.
Os professores afirmam que houve mudanças de regras no formato tradicional dos concursos e estruturação da prova de forma que se torna-se inviável ter bom desempenho.
Segundo o movimento, trata-se de estratégia do governo do estado para baixar o moral da categoria.

Será?

Evento na escola sobre comunicação digital

No dia 20/05 vai rolar uma atividade na escola (Vera Cruz) que promete boas conversas. É o Fórum do Ensino Médio, que este ano tem como tema "Comunicação digital: valores e comportamentos". Nessa manhã, reúnem todos os alunos das 3 séries, mais professores, orientadores e direção.
Num primeiro momento, o público divide-se entre duas mesas de debates.
Para uma delas, estão convidados o Juliano Spyers e a Bárbara Dieu (a Bee).
Para a outra, o Hernani Dimantas e a Simoneta Persichetti.
Após as falas dos palestrantes, há perguntas e falas do público.
Na segunda parte da manhã, os dois grupos se misturam e se dividem em grupos menores, para debates.
Como aquecimento, está circulando entre os alunos e professores a versão em português do "A máquina somos nós", esse anúncio da Telefônica Argentina eo texto "Nasce o homem algorítmico", do Silvio Meira.
Na reunião de preparação ontem, nossa sensação é que na esfera do discurso, o conservadorismo da meninada é maior que o nosso... Vamos ver na 3a feira...

Etiquetas: , , ,

comunicação digital, novos valores?

Estamos em preparativos para o V Fórum da Escola Vera Cruz, que será no dia 20/05, com o tema "Comunicação Digital: Comportamentos e valores". Mais detalhes no próximo post.
Ontem teve reunião de aquecimento, cerca de 30 professores e 30 alunos do das trê séries do Ensino Médio trabalhando juntos para criar a pauta das oficinas do fórum.
Uma das discussões passa pela pergunta: estamos falando de "novos" valores, nesse momento de práticas diferenciadas nas comunicações e mediação das interações humanas?
Uma das professoras do grupo ontem sugeria que não, que são os mesmos valores, talvez outros comportamentos. Pensei que a diferença é a tônica dos valores, e não sua essência. Assim, se em outros tempos "privacidade" era um valor claro e apreciado, nesse momento talvez ela esteja em outro patamar de importância, ou pelo menos por parte das pessoas. A questão que fica, para mim, é: como ter claro essas nuanças na gradação de valores nessas novas formas de sociabilidade e de produção e circulação do conhecimento?

Etiquetas: , , ,

terça-feira, maio 13, 2008

Relendo Guernica

A releitura de uma obra é um completo ato de citação. Vejam essa impressionante animação de Guernica.

Link chegou pelo Monitorando.

Etiquetas: , , , ,

sexta-feira, maio 09, 2008

Assassinato da língua portuguesa

Desculpe quem achar de mal gosto, mas esse é pra desopilar o fígado, depois de mais de um mês com a televisão nos massacrando com a coitada da Isabela Nardoni.
Análise gramatical da entrevista dos Nardoni

quinta-feira, maio 08, 2008

destrancando as salas

O governo de São Paulo está tomando uma medida interessante: criar condições para que as salas de informática das 5 mil e tantas escolas do estado permaneçam abertas das 8h às 20h.
É a proposta do Acessa na Escola, aliança do programa Acessa São Paulo com a Secretaria de Estado da Educação. Haverá contratação de alunos do 1o e 2o ano do Ensino Médio, como bolsistas, para atendimento em turnos de 4 horas. O Acessa São Paulo ofecerá treinamento aos monitores.
O programa é ambicioso, mas também está pensado para ser paulatino. De agosto desse ano a março de 2009, fala-se em 1500 escolas. O conjunto das escolas, só no fim de 2010.
O bacana dessa história é que quem está por trás das propostas de treinamento é o pessoal do weblab Lidec - USP, ou seja Hernani Dimantas, Drica Guzzi, Dalton Martins e a equipe que já trabalha com os monitores do Acessa. Isso significa: ninguém vai oferecer cursinho de informática... A rede do Lidec (e portanto as redes do Acessa) é a Rede de Projetos, é por as pessoas em contato para colaborar e descobrir juntos o que há na internet e o que ela pode trazer para auxiliar nas demandas locais.
Espero que os professores se abram para o projeto. Acho que eles tem a ganhar: apoio técnico qualificado, menos responsabilidade com a sala, interlocução com gente que sabe bastante de internet.
O anúncio está no site do governo do estado.

terça-feira, maio 06, 2008

Ziper ou fechecler?


Uma imagem fala, quando é melhor calar...

Get Free Shots from Snap.com/html>