Suplicy canta Racionais MC: o rap chega ao Senado
Bom, não posso deixar de colocar aqui o Remix do "Suplicy canta Racionais MC", postado por um blog que se chama "Bobagento" (sim, é a cara da internet, né?)
Foi emocionante ver esse remix no Youtube, por vários motivos.
Primeiro, porque ele era candidato ao Video Brazil Music, da MTV, na categoria web hit, ou seja, foi muito assistido.
Segundo, por que a existência de um espaço como o youtube permite que se popularize um registro como esse, que é uma releitura de uma sessão do Senado Federal. Vamos reconhecer, ninguém assiste isso quase nunca.
Terceiro e principal motivo, pelo fato do Senador Suplicy ter levado ao Senado, a um debate sobre a mudança na Constituição sobre a redução da Maioridade Penal, uma voz que nunca teria entrado naquela sala, se não fosse dessa maneira. Não escolheu Joaquim Nabuco, não escolheu Castro Alves, escolheu cantar o rap, e assim, citando a voz da criação daqueles que seriam os mais afetados pelas decisões da mudança na emenda, incluiu os Racionais na cadeia dos interlocutores sobre o tema.
As risadas dos senadores são nervosas, o Senador Suplicy não tem nenhum pudor em ser considerado exótico. É exatamente isso o que aquela audiência precisava ouvir naquela sessão. E os Racionais, me parece, não seriam convidados como conselheiros especialistas no tema.
Virando hit, não só os senadores, mas todos os internautas entram na conversa, podendo dar mais atenção à letra do rap e a ações políticas que merecem o nosso respeito pela sua criatividade e adequação.
Obrigada, Senador Suplicy, gostei.