domingo, outubro 26, 2008

I Congresso de Tecnologias na Educação


Começa amanhã o I Congresso de Tecnologias na Educação, totalmente online e assíncrono, organizado voluntariamente por um grupo de educadores, capitaneados pela Fátima Franco. São 1265 participantes, do Brasil e de Portugal, já plotados nesse mapa, preparado pela Miriam Salles.São 15 artigos a serem discutidos, 15 relatos de experiências (veja aqui a relação dos trabalhos), e 8 palestras cujo material já está disponível no ambiente. Tantas vezes ouvimos falar da resistência dos professores a qualquer inovação, à falta de interesse e descaso com transformações em sua prática profissional. Essa iniciativa é uma boa medida para reafirmarmos que desinteresse não há.

Etiquetas: , ,

quarta-feira, outubro 22, 2008

Negociação de significados - faltou dizer

Conversas ficam muitas vezes ressoando na nossa mente dias após a sua concretização. E nós continuamos dialogando com elas, respondendo interiormente, pensando no que faltou dizer.
Os enunciados daquela sessão da defesa de tese têm me acompanhado, o que me parece excelente, pois assim poderei, ao longo do tempo, olhá-los com atenção e compreender que transformações eles podem trazer para a forma como tenho analisado as interações em fórum.
Uma das questões era relativa a idéia de "negociação de significados" no processo de "produção de sentido". Esse deve ser um dos temas mais complexos do trabalho, parece bastante impalpável e muitos vezes indiscernível.
Pergunta o membro da banca: será que é adequado falar em "negociação de significados"?
Não deu para abordar essa questão naquela tarde, eram inúmeras as colocações e a hora bem avançada.
O que me ocorreu, depois, é que, naquele exato momento, estavamos negociando o significado da palavra "negociar". Isso só é possível se considerarmos correta a observação de Vigostski, relativa ao caráter mutante do significado da palavra.
Se entendermos que sim, o significado da palavra não é estático, mas depende sempre de sua história para um coletivo, depende de quem a pronuncia, para quem a dirige, em que momento e contexto, com que tom, podemos então reconhecer que na comunicação é sempre necessária uma busca da "estabilidade" do signficado da palavra.
Negociar, nesse sentido, é marcar os limites e as condições para que a palavra possa ser compreendida. Como nas demais negociações, é preciso ceder, reformular, encontrar um terreno comum de reconhecimento.
Essa é uma rotina que incorporamos com tanta naturalidade que só ocasionalmente nos damos conta dela.

Etiquetas: , , ,

terça-feira, outubro 21, 2008

Meio ambiente, jornalismo e comunicação

Meio ambiente, jornalismo e comunicação é o tema do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação, que vai acontecer no SESC - Vila Mariana (SP) de 28 a 30 de outubro.
Várias mesas interessantes. Destaco o Workshop 2, Uso da Internet na Educomunicação Socioambiental com Crianças e Adolescentes, que será moderado pela Bel Leão e terá a participação da Débora Menezes e da Josete Zimmer.

Indicações Musicais

Tem coisas que a gente demora a descobrir, mas quando encontra... vai virar hábito logo logo (ia escrever vício, mas como não tem contra-indicação, é hábito mesmo).
Excelente sacada nas redes sociais: a Blip FM! Afinal, tem algo mais gostoso do que estar ouvindo uma música e recomendar para os amigos?
E o tanto de coisa antiga que a gente encontra indicada? Isso é uma festa para a minha memória musical!

quarta-feira, outubro 15, 2008

Tecnologia na educação em São Paulo: agora vai?

Está difícil não citar aqui as frequentes novidades que envolve tecnologia e educação no Estado de São Paulo, já que a cada dia há uma nova grande notícia.
Então, pra não deixar de registrar, vou citar algumas das últimas medidas da SEE, anunciadas pelo governador José Serra e a secretária Maria Helena Guimarães de Castro:
- 01/10 - Alunos estaduais terão aula sobre pirataria - projeto-piloto, em parceria com a Câmara Americana do Comércio (Amcham)
- 07/10 - Secretaria lança programa de pós-graduação na USP, Unesp e Unicamp para professores estaduais. Serão 16 cursos a distância, via internet; expectativa é atender 110 mil professores da rede já em 2009, em parceria com a USP, Unesp e Unicamp.
- 08/10 - Programa de Formação em Tecnologia para Professores - Secretaria de Estado da Educação e a Intel lançaram nesta quinta-feira, 9, parceria para oferecer a pelo menos cerca de 70 mil professores estaduais cursos de informática.
- 14/10 - E mail grátis para os alunos da Rede Pública. Serviço (5,5 milhões de conta) será oferecido pela Microsoft e faz parte de um programa de tecnologia na educação assinado nesta terça-feira entre a produtora de software e o governador José Serra.
- 15/10 - Secretaria financia com juro zero laptops para professores ( para cerca de 130 mil professores efetivos da rede e professores do Centro Paula Souza).A participação será por adesão.
Gente, tecnologia na educação virou prioridade...

Etiquetas: , , ,

terça-feira, outubro 14, 2008

O produto é o processo

Tenho contado aqui sobre a finalização do doutorado. Ontem foi a defesa, não imaginei demandasse tanta energia, mas isso é sinal de que o trabalho foi lido e suscitou opiniões. É engraçado esse ritual de passagem: todos os arguidores elogiaram muito o texto, por sua pertinência, originalidade, organicidade entre referencial teórico e metodologia, qualidade do texto. Ótimo, bom reconhecimento após todo esse tempo de leitura, debate, angústias e criação. E aí começa a funcionar a "ativa compreensão responsiva", é hora da réplica desses outros pesquisadores, e surgem inúmeras outras associações. Foram muitas, e sei que vou precisar tomar meu tempo para considerá-las e compreender os avanços ao tipo de trabalho que propus, à medida que eu dê conta de contemplá-las.
Por outro lado, com o anúncio do lançamento da Univesp, não houve como dissociar o tema da tese (interação de professores em fóruns eletônicos)das discussões que há na Universidade sobre como dar conta desse desafio. Como disse lá, acho que há muitas coisas no trabalho que contribuem para a formulação de projetos bem cuidados de EAD e formação de educadores. Claro que não estamos falando do caminho das pedras, mas de pressupostos que, se contemplados, contribuirão muito para a existência de propostas coerentes e consistentes.
Hoje de manhã encontrei um caderno aqui no escritório, e ler algumas anotações me deixou feliz: foram idéias reafirmadas ontem ao longo do debate.
Aí vão:
- "O produto é o processo" (Wertsch, 1979)
- o "caos organizado do fórum", o convívio com a emergência de temas, demanda um aprendizado para suportar e usufruir desse espaço de relacionamentos.
- no fórum, não há problema se falarem todos juntos, pois a escuta, diferentemente da expressão oral, não requer monopólio da atenção, sob pena de que se inviabilize a compreensão da mensagem.
- na comunicação dialógica, eu crio um referencial de processos que me permitem sair de afirmações lacradas e ampliar o universo de hipóteses que auxiliem a responder às minhas inquietações.

segunda-feira, outubro 06, 2008

Amó Ruppi, ou quando os alunos mostram sua energia


Mais uma sessão corujice dos alunos!
No último dia 26/09, na comemoração dos 45 anos da escola, 90 participantes das três séries do Ensino Médio apresentaram o espetáculo Amó Ruppi, com argumento, direção, coreografia, cenografia e música produzida pelos próprios alunos.
Trabalho detalhado dos colegas Iza Lotito (professora de Educação Física) e Paulo Padilha (professor de música).
Um trabalho muito emocionante por vários motivos:
- a qualidade do texto, a seriedade da interpretação, a excelente direção.
- o destaque do coro, regido por uma aluna do 3o ano.
- a banda, excelente, toda composta por alunos.
- as coreografias, que agregam a simplicidade do uso de elementos muito simples (bacias, panos torcidos) à elegância da cena bastante estudada.
- a seleção musical.
Fica aqui um gostinho, com as fotos!

Etiquetas: , ,

Papelão chic

O design à serviço da solidariedade. Você poria na sua cama, para tornar menos sofridas as noites de um sem teto?

Se quiser contribuir com a causa, o caminho é por aqui.
Via Contemporânea, da Carla Rodrigues.

Etiquetas: , ,

sábado, outubro 04, 2008

UNIVESP - Educação online chegando às universidades públicas de São Paulo

A Folha de S. Paulo veiculou ontem uma reportagem sobre os programas de graduação à distância que estão sendo lançados pela UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) - consórcio entre as três universidades do estado de São Paulo. Fala-se em 6.600 vagas já em 2009, sendo 5.000 para pedagogia e outras 1.600 para licenciaturas na área de ciências. Lidera esse projeto o professor Carlos Vogt, secretário de Ensino Superior, que já foi reitor da Unicamp e presidente da FAPESP, além de coordenador do Labjor, que produz a excelente revista ComCiência. O projeto da UNIVESP envolve diretamente a Fundação Padre Anchieta, para a produção de mídia adequada à proposta dos cursos.
Achei curioso que a Folha procurou professores da Universidade (especificamente da USP) para ouvir sua opinião sobre os problemas da proposta (despersonalização das relações, esvaziamento da qualidade dado o grande número de alunos, busca de baratear os custos do ensino superior apostando num modelo massificado). Por outro lado, para ouvir vozes de apoio ao projeto, não foram consultar ninguém da USP. Será que os jornalistas não conseguiram identificar nenhum professor pró-EAD na USP?
Como meu vínculo na pós é no LAPEQ, da Faculdade de Educação, acompanho há pelos menos qautro anos o trabalho do meu orientador, prof. Marcelo Giordan e de sua equipe, que mantém uma disciplina de Metodologia de Ensino de Química via Telemática, para alunos de licenciatura de outras universidades. É um trabalho bastante sofisticado, no que diz respeito ao aproveitamento dos recursos de tecnologia e à preocupação com a formação de um profissional de educação. O cuidado com a mediação da interação à distância é um dos pontos chaves para bons resultados, tanto quando as mídias bacanas e a tecnologia compatível.
Esse é um exemplo, entre outros (pouco numerosos) de proposições já em curso de EAD na USP.
Para compensar, a Folha publicou hoje um editorial bastante elogioso à proposta, o que é um alento, em meio a tantos artigos disparatados que encontramos por aí quando o tema é EAD.

Etiquetas: , , , ,

Get Free Shots from Snap.com/html>