domingo, junho 29, 2008

Educacamp - um pouco do nosso dia

Madrugada após Educacamp, sem sono, aproveito para por as fotos na Rede.
I educacamp

Boas conversas, bons novos encontros. O grupo era pequeno, cerca de 20 pessoas, mas muito focado.
Comecei o dia conversando com a Beth, gostei de saber sobre seu trabalho num lab de informática educativa de uma instituição para deficientes auditivos aqui em São Paulo.
Das apresentações, destaco o pique da Marinez na formação de professores em Passo Fundo, a seriedade com que estão avaliando e botando em uso o Gcompris. Aliás, estava conosco o Fred, o biológo que virou tecnólogo de Belo Horizonte, que fez a tradução do Gcompris para o português.Ele virou a grande referência para nossas conversas sobre Software Livre.
A Bee fez uma cobertura no Twitter, em inglês!
Vieram também de fora o Wolney, do curso de Pedagogia da Federal de Goiás (Catalão), a Semíramis, do circuito Rio-Itamonte, e a Mari Neuza, de Passo fundo.
A manhã começou com uma provocação do Marcos Watanabe, do Mentes Inovadoras, sobre a dificuldade de diálogo entre tecnólogos e professores.
Foi um dia cheio de conversas interessantes, espero comentá-las ao spoucos aqui ( e dar link para os demais comentários, afinal, tudo blogueiro...)Aliás, vi que a Semiramis já postou!
Fim de tarde tomando cerveja, num boteco bem despretensioso, com Bee, Ceila, Semiramis, Fred, Marineide e Marinez. Sobrou um pouco de camp na mesa, e também muitas risadas.

terça-feira, junho 24, 2008

Conversa de blogueiros ao vivo


Nesse sábado, 28/06, tem encontro sobre blogs e educação aqui em São Paulo. É o I Educacamp. O estilo é o de "desconferência" - para quem nunca ouviu o termo, é uma conferência em que os temas emergem do desejo de conversa dos participantes, e são negociados na hora. No blog já há uma prévia dos interesses já manifestados. Não há palestrantes convidados, cada um fala a partir de sua especialidade: com estudioso do tema, como usuário, como não usuário interessado.
Estou feliz com a perspectiva de conhecer colegas com quem venho conversando há tempos, nas listas, nos blogs, ocasionalmente em eventos. O Educacamp, que é gratuito,está saindo devido ao empenho da Lúcia Freitas, da Cibele Meyer e da Ceila Santos, que já estão de parabéns antecipadamente. e vai acontecer no Espaço Gafanhoto, a partir das 10h da manhã. Inscrições aqui.

segunda-feira, junho 23, 2008

procura-se blogueiros

Fiquei sabendo onde, por Twitter do Juliano e hoje por post dele no NãoZero que a Knowtec está montando sua equipe de São Paulo e pretende contratar blogueiros. Na verdade, não há um projeto fechado (x vagas, carga horária definida, etc), mas um convite à aproximação de blogueiros que atuam em áreas temáticas variadas, para conversas que podem resultar de contratação para a equipe à participação pontual em projetos e eventos.
Curioso esse processo de aproximação, este tipo de convite não é muito usual na Rede, pois em geral as equipe se formam a partir de um capital social mais fechado. Ao abrir a chamada, a Knowtec (e qualquer empresa) se abre para contatos que podem surpreendê-la, o que sempre é positivo para uma empresa que pensa em inovar.
Aproveito o post para dizer, aliás, que tem me chamado a atenção o quanto em sites de empresas e universidades no exterior sempre há muito mais "oportunidades" anunciadas, correspondente a vagas em aberto, do que nos sites brasileiros. Os processos de mediação para se chegar a um posto de trabalho, no Brasil, são bastante controlados, e vamos reconhecer que isso traz um poder enorme a quem cuida desse gerenciamento de relações.
Você, blogueiro que ficou curioso, se quiser enviar o seu currículo para a Knowtec, o link é este aqui.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, junho 20, 2008

Portal dos Professores e Banco de Objetos de Aprendizagem

Entraram no ar estes dias duas iniciativas do MEC para dar apoio à prática profissional de educadores. São o Portal do Professor e o Banco Internacional de Objetos Internacionais.
Trata-se de medidas importantes, num momento em que se fala em formação de um número bastante grande de professores. Por outro lado, seria muito bom ver pronunciamentos mais claros sobre o funcionamento do portal, a lógica da avaliação das propostas submetidas e dos objetos que comporão o banco, para ficar mais fácil tanto buscar conteúdos de interesse quanto submeter nossa contribuição pessoal.
Já me inscrevi como usuária do Portal do Professor (não consegui fazer o mesmo no Banco de Objetos, será que há como?). Ao acessar uma sugestão de aula, tenho possibilidade de classificá-la (de 1 a 5 estrelas), comentá-la ou até editá-la, sendo que neste caso eu figuraria como co-autora da aula. Fiz o teste - alterei uma letra de uma palavra e salvei no "espaço individual". Eu apareço como autora da aula, e o outro professor como autor original. A idéia não é ruim. Na era do remix, faz sentido reconhecer as novas autorias a partir de inspiração de experiências anteriores, mas uma mudança tão minúscula não é digna desse prêmio.
Outras possibilidades que gostaria de ver lá: inclusão de palavras-chave nas aulas criadas, que acompanhariaa a relevante prática de tageamento que a Rede tem disseminado. Isso poderia promover a utilização cruzada de ferramentas (delicious, flickr, youtube), além de facilitar muito a pesquisa.O link para o perfil dos demais participantes, pois isso auxiliaria a promover a interação e colaboração. Um perfil onde eu pudesse ver as aulas e materiais que os professores com quem fizesse contato guardaram, e caso percebesse interesse em comum, poderia aventar a possibilidade de um trabalho conjunto.
Muitas coisas ainda a explorar.
Uma questão de princípio para mim não ficou clara: será que não é essa uma grande oportunidade de se promover a filosofia do Creative Commons, de popularizar a idéia de produção compartilhada, e não Copyright? Por que então o renitente © , com todos os direitos reservados ao Ministério da Educação?
Que venham os aperfeiçoamentos, e que venham também os debates entre os professores, para entendermos melhor como fazer um uso interessante desses espaços.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, junho 19, 2008

Dinheiro do FUST chegando à educação?

Foi aprovado hoje um o substitutivo do deputado Paulo Lucena (PMDB - CE) ao projeto de Lei 1481/07 do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que obriga a aplicação de recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) na implantação de redes digitais de informação (incluindo computadores e acesso à Internet) em escolas de todo o País até 2013.
Diz a reportagem do Convergência Digital que o substitutivo "melhora" a proposta, evitando a liberação de uso para infra-estrutura que as teles já se comprometeram a dar, entre outras coisas.
2013 taí, será que a banda-langa se universaliza nas escolas nesse prazo?
Hora de aumentar atenção aos debates sobre projeto pedagógico relacionado ao uso das tecnologias em espaço escolar. A fatia de mercado para a venda de serviços tipo portais de apoio ao professor e produção de conteúdo é respeitável. Silenciando-se quem vive a rede, a tendência a vermos um "plano nacional do conteúdo digital" assim como existe o "plano nacional do livro didático" é enorme. Básico assim, transferir a escola tradicional para a Rede é tão mais fácil...

Cobrindo o Roda Viva com o Twitter

Leio post do Tiágo Dória sobre su experiência em usar o twitter, junto com mais dois outros convidados, para cobrir o programa Roda-Viva da TV Cultura da última segunda-feira. Interessante essa busca da Cultura de dar espaço a essas novas plataformas, e ajudar a encontrar o que elas podem agregar em termos de enriquecimento de um evento cultural. Segundo o Tiago, aos poucos foi ficando claro que o que devia para o Twitter eram os comentários sobre os bastidores da entrevista, enfim, coisas que a audiência não teria acesso pela cobertura de TV.
É interessante, pois se houver diálogo entre esses comentaristas e "twitteiros" de casa, pode agregar coisas interessantes sobre a recepção às idéias do entrevistado.
Por outro lado, o fortalecimento dessa conversa paralela, desses difusores de atenção, anda me afligindo um bocado. Mas isso é tema para outro momento.

terça-feira, junho 17, 2008

Vídeos para primeira infância


Totlol é uma comunidade para reunir vídeos na rede que sejam adequados a crianças até 6 anos. É gerida por pais, que podem indicar e auxiliar na classificação. É um Youtube para menores (menores mesmo!), articulado por pais. Gostei.

Etiquetas: , , , , ,

quinta-feira, junho 12, 2008

A candidatura Obama e o uso da mídia social

Tenho acompanhado e comentado o uso da internet que Barack Obama tem feito em sua campanha. Estas idéias ficaram concentradas em postagens no Sobre História, meu blog número 2, criado no início do ano. Andei entusiasmada por observar que ele entendeu como funciona a rede e soube permitir que a rede trabalhasse a seu favor.
Li nesses dias artigos excelente sobre o tema. Um deles é "The wiki-way to nomination", escrito por Noam Cohen, articulista que tem escrito bastante sobre tecnologias e sociedade no New York Times.
Comparado aos fenômenos das "start up" da internet, falou-se muito sobre o Obama: bom artigo de Marc Ambinder, "HisSpace", que faz um a boa descrição do uso feito pelos recursos de comunicação pelos candidatos à presidência ao longo da história dos EUA. Fala sobre Andrew Jackson e o uso dos jornais e da expansão do sistema de correios, Franklin Roosevelt e o rádio, John F. Kennedy e a televisão.
Em outro artigo, Andrew Sullivan chama o estilo de Obama de política do Facebook. É algo a se pensar, quando um candidato a presidente consegue levantar US$30 milhões por mês, sendo 95% das doações na faixa dos US$200. Taí uma situação em que os grupos de interesse perdem força para a cidadão comum.
O que fica no ar são as reais perspectivas de manutenção dessa gestão bottom-up caso ele seja eleito. Na verdade, antes disso haverá todo o 2o round da campanha, o que em si já será um bom período de observação do desdobramento destas práticas.

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, junho 05, 2008

Maracatu no Vera Cruz

Ando animada com várias coisas que vejo na escola (outro dia havia 3 professores entusiasmados com o fruto do trabalho dos alunos num só intervalo, isso é tão importante!).A última situação que me emocionou foram as notícias sobre o Maracatú que os alunos estão preparando para apresentar na festa junina, no próximo dia 14. Um empenho contagiante, trabalho de pesquisa, de preparo corporal e musical, de produção dos figurinos e dos instrumentos, realmente digno de destaque. Ontem, assisti só alguns momentos do ensaio e vi a Iza Lotito, uma das grandes responsáveis pelo projeto, contar sobre o processo de trabalho. Dia 14, já vi, vai ser aquela energia na escola!

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, junho 02, 2008

Se você gostou deste texto...

Na rede, o que importa são as conexões que vamos criando, não é?
Pois esse blog anda conectado ao Caminhos para Chegar, da professora Teresinha Bernardete Motter, que está fazendo um trabalho pra lá de cuidadoso com as professoras (ops, corrijo, são alunas do curso normal!) de sua região.
E já que a Bernardete gostou do texto de Ana Maria Nicolaci-da-Costa (da PUC-RJ) e de Flávia Di Luccio, "Escritores de blogs: interagindo com os leitores ou apenas ouvindo ecos?", aproveito para sugerir mais um, bem no estilo da Amazon Books: "Quem gostou desse livro, gostou também..."
É o Primeiros contornos de uma nova "configuração psíquica", também da professora Ana Maria, que me parece um dos mais interessantes sobre as mudanças que temos acompanhado em relação a uso do tempo, da escrita, atenção e sociabilidade com a difusão da internet e afins.

domingo, junho 01, 2008

Papo com o professor Bóris Fausto

Na próxima sexta-feira, 06/06, o historiador Bóris Fausto estará conosco na escola Vera Cruz, para uma conversa com os alunos do Ensino Médio. O tema é: "Democracia no Brasil e nos Estados Unidos: trajetórias e desafios". Será uma ótima oportunidade de conversar com um pesquisador que tem muito a dizer sobre a história de ambos os países, especialmente com os alunos aquecidos, após um trimestre discutindo a formação do Estado americano, e agora olhando para esse mesmo tema no Brasil. A conversa ocorrerá também numa semana decisiva para as prévias eleitorais dos EUA, pois as primárias do Partido Democrata terminarão na próxima 3a feira, dia 3. Vai ser uma grande oportunidade de ouvir sua análise diretamente, no calor da situação.
Get Free Shots from Snap.com/html>